SEMESTRE

CÓDIGO

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

C.H.

CRÉDITOS

1° Semestre

01259

Desenho Técnico

30

2

01351

Cálculo I

60

4

01442

Geometria Analítica

60

4

02178

Introdução à Engenharia Agroindustrial

30

2

02246

Sistemas Agroindustriais

30

2

02345

Química Geral e Experimental I

60

4

2° Semestre

01211

Álgebra Linear I

60

4

01352

Cálculo II

60

4

02245

Fatores de Produção Agroindustrial

60

4

02347

Química Geral e Experimental II

60

4

03195

FÍSICA I

60

4

07308

Teoria das Organizações

45

3

23067

Algoritmos Computacionais

60

4

3° Semestre

01265

Mecânica I

60

4

01444

Cálculo III

60

4

02289

Química Orgânica I

60

4

02295

Físico-Química I

60

4

02349

Química Analítica Qualitativa

60

4

03196

FÍSICA II

60

4

07309

Economia e Mercado

45

3

4° Semestre

01268

Mecânica II

60

4

07310

Contabilidade e Finanças

45

3

01449

Equações Diferenciais (EDO-EDP)

60

4

02291

Química Orgânica II

60

4

02301

Físico-Química II

60

4

02351

Química Analítica Quantitativa

60

4

4° Semestre

03197

FÍSICA III

60

4

07307

Economia Industrial

45

3

5° Semestre

01270

Eletricidade Aplicada

60

4

01428

Física Experimental A

45

3

02187

Introdução aos Processos Industriais

60

4

02188

Fenômenos de Transporte I

60

4

02189

Controle dos Riscos à Saúde e Ambiente nas Agroindústrias

30

2

02190

Microbiologia

60

4

02191

Termodinâmica I

60

4

01271

Cálculo Numérico Computacional

60

4

6° Semestre

01448

Probabilidade e Estatística Aplicada

60

4

02192

Termodinâmica II

60

4

02193

Engenharia Econômica

45

3

02194

Microbiologia Industrial

60

4

02195

Síntese, Análise e Avaliação de Processos Agroindustriais

60

4

02196

Fenômenos de Transporte II

60

4

02197

Bioquímica

60

4

7° Semestre

02198

Pesquisa Operacional Aplicada a Agroindústria

30

2

02199

Operações Industriais e Equipamentos para a Agroindústria I

60

4

02200

Águas Industriais e de Consumo

45

3

02201

Planejamento e Controle da Produção

60

4

02203

Gestão Ambiental

60

4

02228

Cinética e Cálculo de Reatores

60

4

02229

Bioquímica Industrial

60

4

02230

Processos Agroquímicos I

60

4

07311

Administração

60

4

8° Semestre

02202

Planejamento e Gestão da Agroindústria

60

4

02204

Operações Industriais e Equipamentos para a Agroindústria II

60

4

02205

Tratamento de Efluentes

60

4

02231

Operações Industriais e Equipamentos para a Agroindústria

30

2

02232

Instrumentação e Controle

60

4

02233

Processos Agroquímicos II

60

4

02234

Instalações Industriais

60

4

9° Semestre

02235

Planejamento e Projeto de Instalações Agroquímicas

60

4

02236

Projeto de Conclusão I

60

4

10° Semestre

02243

Projeto de Conclusão II

60

4

02244

Estágio Supervisionado

240

16

O acadêmico pode realizar durante a graduação em caráter facultativo a atividade complementar de Estágio Não-obrigatório, conforme aprovado pelo Núcleo Docente Estruturante de Engenharia Agroindustrial Agroquímica. O Estágio Não-obrigatório segue o estabelecido na Lei n° 11.788/2008 e a Deliberação Nº 031/2016 Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da FURG.

São requisitos para a realização de Estágio não-obrigatório:

 - Estar matriculado no Curso de Engenharia Agroindustrial Agroquímica;

 - Ter cursado e aprovado na disciplina de 02178 - Introdução à Engenharia Agroindustrial;

 - Ter concluído 20% da carga horária das disciplinas obrigatórias.

Solicitação: O discente deve fazer a solicitação de estágio obrigatório à coordenação do Curso de Engenharia Agroindustrial Agroquímica, via sistemas FURG, mediante apresentação da documentação necessária, conforme indicações disponibilizadas na página da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), https://prae.furg.br/713-documentacao-de-estagio.html

Mais informações Normas de Estágio Não-Obrigatório.

 

As competências e habilidades do Engenheiro Agroindustrial Agroquímico são desenvolvidas através de um conjunto de atividades curriculares obrigatórias e optativas, bem como atividades extracurriculares previstas na matriz curricular e estruturadas neste Projeto Pedagógico do Curso. As competências de um profissional de Engenharia são atualmente reguladas pela CNE/CES nº 1/2019 - Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia – e são elencadas nos itens I a VIII, abaixo, juntamente com as etapas (incluindo as disciplinas) para a consecução de tais habilidades.

De acordo com a CNE/CES nº 1/2019, o curso de Engenharia deve fornecer as seguintes competências gerais:

I - formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto.

Tais habilidades são desenvolvidas ao longo do curso e aprofundadas em disciplinas como “Instalações Industriais”, “Planejamento e Projeto de Instalações Industriais”, “Processos Agroquímicos I” e “Processos Agroquímicos II”. A compreensão do usuário e do contexto é amplamente amparada pelas disciplinas como “Sistemas Agroindustriais”, “Fatores de Produção Agroindustrial” e “Economia e Mercado”.

II - analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação.

Os fundamentos de modelagem dos diversos fenômenos físicos e químicos são discutidos desde os semestres iniciais do curso, tais como as disciplinas de “Física I”, “Física II” e “Física III” e “Físico-Química I” e “Físico-Química II”. De forma mais específica, os fenômenos fundamentais para o projeto de equipamentos e processos químicos serão apresentados nas disciplinas de “Termodinâmica I”, “Termodinâmica II”, “Fenômenos de Transporte I” e “Fenômenos de Transporte II”. As disciplinas de “Síntese, Análise e Avaliação de Processos Agroindustriais”, “Processos Agroquímicos I” e “Processos Agroquímicos II”, dentre outras, discutem os principais tipos de modelos existentes nos processos industriais. Além disso, o ensino baseado em projetos (Project Based Learning, PBL) é empregado em diversas disciplinas (“Síntese, Análise e Avaliação de Processos Agroindustriais”, “Processos Agroquímicos I”, “Processos Agroquímicos II”, entre outras), incentivando-se o uso de modernas ferramentas de programação e de simuladores de processo para a avaliação de processos químicos industriais. O suporte experimental é apresentado na disciplina de “Operações Industriais e Equipamentos para a Agroindústria”, dentre outras.

III - conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos.

No contexto da Engenharia Agroindustrial Agroquímica, “sistemas, produtos, componentes e processos” podem tanto ser entendidos como elementos pertencentes ao processo de transformação agroindustrial, como podem referir-se à cadeia agroindustrial. Os elementos pertencentes ao processo de transformação agroindustrial tratam de equipamentos, produtos químicos ou alimentares ou soluções tecnológicas para a agroindústria. A cadeia agroindustrial trata de unidades de produção e distribuição de insumos e produtos pertencentes aos complexos agroindustriais (ou os próprios), modelos de negócios ou serviços.  Do ponto de vista da transformação agroindustrial, tais competências são fornecidas por diversas disciplinas do conteúdo profissional do curso, como “Introdução aos Processos Industriais”, “Cinética e Cálculo de Reatores”, “Operações Industriais e Equipamentos para a Agroindústria I”, “Operações Industriais e Equipamentos para a Agroindústria II” e “Instrumentação e Controle”. Já sob a ótica da cadeia agroindustrial, as disciplinas de “Sistemas Agroindustriais”, “Teoria das Organizações” e “Planejamento e Controle da Produção” são algumas das quais fornecem subsídios para o desenvolvimento destas competências. As disciplinas obrigatórias de “Projeto de Conclusão I” e “Projeto de Conclusão II” se somam na consolidação das capacidades de concepção, projeto e análise nas duas frentes.

IV - implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia.

Estas competências são desenvolvidas nas disciplinas “Instalações Industriais”, “Planejamento e Projeto de Instalações Industriais”, “Instrumentação e Controle”, “Pesquisa Operacional Aplicada a Agroindústria”, entre outras. A disciplina de “Estágio Supervisionado” proporciona ambiente adequado para a consolidação destas competências.

V - comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica.

A comunicação escrita, oral e gráfica é desenvolvida desde o acolhimento do estudante. A produção de relatórios técnicos deve ser incentivada ao longo do curso, tanto em disciplinas experimentais como em disciplinas teóricas. As disciplinas obrigatórias de “Projeto de Conclusão I” e “Projeto de Conclusão II” se somam na consolidação das capacidades escrita e oral. As disciplinas de “Desenho Técnico” e “Planejamento e Projeto de Instalações Industriais” fornecem os subsídios necessários à expressão gráfica esperada para um engenheiro.

VI - trabalhar e liderar equipes multidisciplinares

A matriz curricular do curso estabelece a obrigatoriedade de participação em atividades de formação complementar, as quais são estabelecidas, avaliadas e normatizadas por meio do Núcleo Docente Estruturante do curso. O Campus FURG-SAP dispõe de inúmeras atividades no qual o trabalho em equipes multidisciplinares é estimulado e desenvolvido. Destacam-se ações de política de acolhimento tais como: os projetos de iniciação científica/tecnológica, ensino e extensão, o grupo do Programa de Educação Tutorial Conexões e Saberes-PET, a Empresa Júnior EngerSolution, o SACI (Curso Popular Pré-Universitário) e a Associação Atlética Acadêmica. Há ainda a organização da Semana Acadêmica, a participação no Diretório Central dos Estudantes - DCE e no Diretório Acadêmico das Engenharias Agroindustriais. Portanto, há uma rica variedade de atividades das quais desenvolve-se a habilidade de atuação em grupos multidisciplinares, uma vez que tais ações envolvem, geralmente, estudantes das Engenharias Agroindustriais Indústrias Alimentícias, Engenharia Agroindustrial Agroquímica, Ciências Exatas - Licenciatura, Engenharia de Produção e Administração. Finalmente, no Estágio Supervisionado, há imersão em equipe multidisciplinar no ambiente corporativo.

VII - conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão.

As disciplinas “Controle de Riscos à Saúde e ao Meio Ambiente”, “Direitos Humanos”, “Gestão Ambiental” discutem de forma aprofundada a legislação aplicável ao exercício da profissão de Engenheiro Agroindustrial Agroquímico.

VIII - aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação.

As capacidades são incentivadas ao longo curso, particularmente nas disciplinas do ciclo profissionalizante, as quais os conceitos e fundamentos de ciências, fenômenos de transporte e termodinâmica são utilizados e fornecem aparo para a compreensão, projeto e análise de aplicações tecnológicas, como equipamentos de processo e sistemas de processamentos complexos. Disciplinas que fornecem subsídios para o desenvolvimento destas capacidades são “Cinética e Cálculo de Reatores”, “Operações Industriais e Equipamentos para a Agroindústria I”, “Operações Industriais e Equipamentos para a Agroindústria II”, “Processos Agroquímicos I”, “Processos Agroquímicos II” e “Instrumentação e Controle”. As disciplinas de caráter optativo que tratam de tecnologias agroquímicas, tais como, “Tecnologia de Biocombustíveis”, “Tecnologia de Óleos Vegetais”, “Tecnologia da Madeira”, entre outras, fornecem conhecimento aprofundado quanto aplicações tecnológicas da engenharia agroindustrial agroquímica os quais auxiliam na consolidação dos conhecimentos e na compreensão dos elementos interdisciplinares inerentes ao setor, permitindo acessar e explorar a complexidade dos sistemas agroindustriais nas suas matrizes tecnológica (processo, equipamentos, controles, etc.) e gerencial (legislações, mercados, economia, logística, etc.). Elementos de inovação, desafios na pesquisa e desenvolvimento de processos, produtos e sistemas são explorados também nessas disciplinas, bem como nas disciplinas de “Projeto de Conclusão I” e “Projeto de Conclusão II”.

Naturalmente, as competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso são aprofundadas e consolidadas no Estágio Obrigatório e nas disciplinas que compõe o Projeto Final de Curso.

O Estágio obrigatório é de caráter obrigatório tem por objetivo proporcionar ao acadêmico as práticas reais da profissão de Engenheiro/a Agroindustrial Agroquímico/a, completando o itinerário formativo do acadêmico. Está descrito no currículo na forma de disciplina obrigatória 02244 – Estágio Supervisionado que contempla 16 créditos - 240 horas. Nessa etapa o acadêmico tem a possibilidade de aperfeiçoar os conhecimentos teórico-práticos, aperfeiçoar os relacionamentos interpessoais, vivenciar situações-problemas da indústria e da sociedade como um todo, implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia, trabalhar e liderar equipes multidisciplinares. Como pré-requisito para a disciplina 02244 – Estágio Supervisionado os acadêmicos têm que ter cursado todas as disciplinas até o 7o semestre, inclusive.

São requisitos para a realização de estágio obrigatório:

 - Estar matriculado no Curso de Engenharia Agroindustrial Agroquímica;

 - Ter cursado todas as disciplinas até o 7o semestre, inclusive.

OBS.: O acadêmico poderá realizar o estágio obrigatório, se tiver os requisitos necessários, a qualquer tempo. A matrícula na disciplina de 02244 - Estágio Supervisionado deve seguir o calendário acadêmico da FURG, bem como oferta da disciplina no curso.

Solicitação: O discente deve fazer a solicitação de estágio obrigatório à coordenação do Curso de Engenharia Agroindustrial Agroquímica, via sistemas FURG, mediante apresentação da documentação necessária, conforme indicações disponibilizadas na página da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), https://prae.furg.br/713-documentacao-de-estagio.html

Carga horária: O estágio terá carga horária mínima de 240 horas. A carga horária do estágio deverá ser de no máximo 30 horas semanais de atividade, em período letivo; e, no máximo de 8 horas diárias de atividade e 40 horas semanais em período de férias, não sendo considerados finais de semana e feriados.

Remuneração: A remuneração é facultativa.

Professor da disciplina:

Cabe ao professor da disciplina:

- Acompanhar o andamento da implementação do estágio obrigatório conforme documentação necessária e encaminhamentos para PRAE;

- Elaborar calendário de entrega do relatório final de estágio e das apresentações orais, tendo como prazo máximo 10 (dez) dias antes do término do semestre letivo;

- Receber o Relatório Final de Estágio, após validação do professor-orientador;

- Estabelecer os critérios para as notas do Relatório Final de Estágio e Apresentação Oral e encaminhá-los ao Professor-orientador;

- Estabelecer ficha de Avaliação do Estagiário para encaminhamento à Empresa contratante;

- Participar da Apresentação do relato dos estágios obrigatórios em conjunto com o Professor-orientador e a Coordenação de Curso;

- Encaminhar à Unidade Acadêmica a indicação do Professor-orientador;

- Ao final do semestre, entregar o documento do Relatório Final do Estágio à Coordenação de Curso.

Professor-orientador:

O Professor-orientador do Estágio Obrigatório deverá pertencer ao Núcleo EQA-SAP. Cabe ao professor-orientador:

- Colaborar com o acadêmico na elaboração do programa das atividades a serem desenvolvidas no estágio;

- Acompanhar o desenvolvimento das atividades programadas;

- Receber o Relatório Final de Estágio e propor eventuais correções;

- Participar como avaliador na Apresentação do Relato de Estágio Obrigatório;

- Atribuir a nota final do estágio, levando em consideração o desenvolvimento do programa estabelecido, o Relatório Final do Estágio, a Apresentação do Relato de Estágio e a Avaliação efetuada pelo supervisor de estagiário na Empresa.

Relatório Final do Estágio Obrigatório e Apresentação do Relato de Estágio Orientações gerais:

- A entrega do Relatório Final de Estágio deverá anteceder a última semana do semestre letivo, conforme calendário proposto pelo professor da disciplina;

- Após correção do Relatório Final de Estágio, entregá-lo ao professor da disciplina;

- O Relatório Final de Estágio deverá contemplar o arquivo disponibilizado pela PRAE em “Exemplo de Relatório de Estágio Obrigatório”, disponível em https://prae.furg.br/713- documentacao-de-estagio.html, além da inserção de um infográfico.

- O Relatório Final de Estágio deverá seguir a norma ABNT NBR 10719/2015 ou equivalente seguindo as atualizações determinadas pela ABNT;

- O infográfico poderá ser divulgado pela coordenação de curso, portanto deve ter essa autorização da Empresa;

- O acadêmico apresentará um breve relato de estágio, máximo 15 minutos, sobre as atividades realizadas no estágio obrigatório. A Apresentação do Relato de Estágio poderá ser realizada em formato online, caso o acadêmico esteja realizando o estágio em cidade distante ao Campus FURG-SAP.

- A Banca para Apresentação do Relato de Estágio será composta por pelo menos o Professor-orientador, o Professor da disciplina e a Coordenador de curso. Caso seja possível, indica-se a participação do Supervisor de estagiário na Empresa, em caráter opcional.

OBS.: Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do curso, ouvindo de acordo com a natureza do assunto, a Unidade Acadêmica.

Mais informações Normas de Estágio Obrigatório.

 

O Projeto Final de Curso é um componente curricular obrigatório do curso de graduação em Engenharia Agroindustrial Agroquímica da FURG e está organizado nas disciplinas de 02236 - Projeto de Conclusão I e 02243 - Projeto de Conclusão II. O Projeto Final de Curso visa o desenvolvimento de um trabalho técnico-científico conduzido conforme metodologia científica e tem por finalidade a produção de conhecimento através da aplicação de conceitos, análise e síntese de experiências e aprendizagens acumuladas ao longo do curso. 

O acadêmico deverá demonstrar capacidade de propor e elaborar um trabalho de síntese e integração de conhecimentos na área de engenharia agroindustrial, com ênfase em agroquímica, de forma autônoma e independente, sob supervisão de um docente do curso ou de área correlata.

O Projeto Final de Curso deverá enfocar temas referentes a processos e/ou produtos e/ou sistemas agroindustriais, devendo contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas pelo profissional da área de engenharia agroindustrial.

O Projeto Final de Curso será individual, relacionado com as atribuições profissionais e o seu tema será escolhido juntamente com o professor-orientador. 

O Projeto Final de Curso será constituído por uma proposta de trabalho, um relatório final (monografia) e uma apresentação oral para banca examinadora, a qual será aberta ao público.

Mais informações em Normas de Projeto Final de Curso

 

Clique aqui e confira a agenda de apresentação do Projeto Final de Conclusão - 2020/02  de 10 a 21/12/2020